15 de março de 2012

Normas e rotinas para cirurgias - Parte 05 - Calçar as luvas estéreis.

Existem dois métodos para calçar as luvas cirúrgicas:
    Método Aberto
    1. Colocar talco nas mãos, e com a mão esquerda segurar a luva direita pela parte dobrada do punho, removendo do pacote ou envelope sem tocar na parte de fora da luva.
    2.Escorregar a mão direita para dentro da luva e deixar o punho dobrado para baixo.
    3. Pegar a luva esquerda com os dedos enluvados da mão direita, por baixo do punho dobrado e escorregar a mão esquerda para dentro da luva, puxando o punho da mesma sobre o punho do avental.
    4. Com a mão esquerda, finalizar de arrumar o punho da luva direita, colocando os dedos enluvados da mão esquerda debaixo da parte dobrada do punho da mão direita e desvirar o punho sobre o punho do avental.
    5. Ajustar as luvas de maneira que elas calcem apropriadamente os dedos e a mão, limpando após o excesso de talco da parte externa da luva.
    6. Este método tem como desvantagem a facilidade para a contaminação das luvas das luvas ao desdobrar o punho.
    Colocação de luvas passo a passo.
Colocação de luvas. Método aberto. Colocação de luvas. Método aberto. Colocação de luvas. Método aberto. Colocação de luvas. Método aberto. Colocação de luvas. Método aberto.Colocação de luvas. Método aberto. Colocação de luvas. Método aberto. Colocação de luvas. Método aberto. Colocação de luvas. Método aberto. Colocação de luvas. Método aberto.Colocação de luvas. Método aberto. Colocação de luvas. Método aberto. Colocação de luvas. Método aberto. Colocação de luvas. Método aberto. Colocação de luvas. Método aberto.Colocação de luvas. Método aberto. Colocação de luvas. Método aberto. Colocação de luvas. Método aberto. Colocação de luvas. Método aberto. Colocação de luvas. Método aberto.
    Método Fechado
    1. As mãos são introduzidas na manga do avental até os punhos, porém não através deles.
    2. Nenhuma parte da mão deve ser exposta.
    3. Segurar a luva através do tecido da manga do avental e o punho da luva entre o polegar e o indicador, enquanto a enfermeira circulante amarra o avental.
    4. Com as mãos ainda dentro do avental, segurar a luva esquerda com a mão esquerda.
    5. Deixar a luva com a palma para baixo, sobre a manga esquerda do avental, com os dedos apontando em direção ao cotovelo e as bordas do punho da luva no punho do avental.
    6. O dedo polegar da luva deve estar sobre e em direção oposta ao dedo polegar da mão. Usando a mão direita, ainda dentro da manga do avental, introduzir o punho da luva sobre o punho do avental.
    7. Pegar ambos, a luva e o punho (através da manga) com a mão direita e puxar a luva da mão esquerda. Repetir o procedimento da luva na mão direita. A ordem com que as luvas são colocadas não é importante.
    8. Geralmente é mais fácil colocar uma segunda luva porque se trabalha com a mão já enluvada ao invés de ser através da manga.
    Colocação de luvas passo a passo.
Colocação de luvas. Método aberto. Colocação de luvas. Método aberto. Colocação de luvas. Método aberto. Colocação de luvas. Método aberto. Colocação de luvas. Método aberto.Colocação de luvas. Método aberto. Colocação de luvas. Método aberto. Colocação de luvas. Método aberto. Colocação de luvas. Método aberto. Colocação de luvas. Método aberto.Colocação de luvas. Método aberto. Colocação de luvas. Método aberto. Colocação de luvas. Método aberto. Colocação de luvas. Método aberto. Colocação de luvas. Método aberto.Colocação de luvas. Método aberto. Colocação de luvas. Método aberto. Colocação de luvas. Método aberto. Colocação de luvas. Método aberto.

    Método Alternativo - colocação de luvas com o auxílio de assistente
Após um membro da equipe cirúrgica estar com avental e luvas, é geralmente mais rápido ajudar os outros membros a calçarem as luvas.
  • O assistente pega a luva direita e insere 4 dedos de ambas as mãos debaixo do punho.
  • Uma mão deve estar com o polegar de um lado e o dedo mínimo do outro, com a palma da mão virada em direção a pessoa que está calçando a luva.
  • O assistente segura os punhos abertos, a uma altura média.
  • O cirurgião insere suas mãos na luva, tendo o cuidado de não tocar nas mãos do assistente a segurar a luva aberta.

Nenhum comentário: