15 de março de 2012

Normas e rotinas para cirurgias - Parte 01

1. Normas Gerais para os Cuidados no Pré - Operatório.
a) No Setor de internação:
• A lavagem de mãos é, isoladamente a medida mais importante na prevenção das infecções hospitalares, devendo ser realizada antes e após a manipulação de qualquer paciente.
Lavabo.Lavagem das mãos.Lavagem das mãos.Lavagem das mãos.Lavagem das mãos.Lavagem das mãos.Lavagem das mãos.Lavagem das mãos.Lavagem das mãos.Lavagem das mãos.Lavagem das mãos.

• O banho pré-operatório tem como objetivo eliminar detritos depositados sobre a pele e consequentemente, reduzir a sua colonização, porém ele não deve ser realizado muito próximo a cirurgia pois a fricção e a água tépida removem as células superficiais e aumentam a ascensão das bactérias dos reservatórios mais profundos para a superfície.
• Realizar tricotomia apenas quando estritamente necessária, devendo restringi-la aos casos em que os pelos impeçam a visualização do campo ou dificultem a colocação de curativos; realizá-la no máximo 2 h antes da cirurgia.

b) No Centro Cirúrgico:
• Atentar para o uso correto de touca; (deverá cobrir todo o couro cabeludo); e máscara, (deverá cobrir nariz e boca) , por toda equipe multiprofissional necessária na S.O. No caso da presença de barba, utilizar touca apropriada.
• Evitar cateterização vesical desnecessária. Esta quando indicada deverá ser realizada com técnica asséptica. Usar sistema fechado de coleção de urina para os pacientes que permanecerão com o cateterismo vesical.

Nenhum comentário: