- Instrumentais:
• Os artigos médico-cirúrgicos utilizados devem ser encaminhados à sala de utilidades com proteção de campo.
• Na sala de utilidades os artigos devem ser imersos em solução desencrostante, durante 02 (dois ) minutos, enxaguados com água corrente e secos, antes de encaminhá-los a central de esterilização.
• Encaminhar os instrumentos médico-cirúrgicos, após limpeza, à central de esterilização.
• Reforçar atenção durante a manipulação do material pérfuro cortante.
• Desprezar as agulhas, lâminas de bisturi e qualquer material perfurante e ou cortante em locais apropriados ( recipientes rígidos com tampa).
• Não utilizar desinfetantes em artigos que serão esterilizados.
• Recipientes com material orgânico (vidro de aspiração, bacias, etc.) devem ter seu conteúdo desprezado no expurgo da sala de utilidades. Em seguida, fazer a limpeza do recipiente com solução desencrostante, enxaguar e secar. Após este procedimento, encaminhar o material para a central de material e esterilização para sofrer a desinfecção ou a esterilização.
4.2- Limpeza:
a) Limpar a unidade do centro cirúrgico com água e sabão 01 (uma) vez ao dia.
b) Limpar o piso da S.O. com água e sabão a cada cirurgia.
c) Limpar mesa cirúrgica mesas auxiliares e bancadas, com água e sabão, em seguida fazer a desinfecção com álcool etílico a 70%. Este procedimento deverá ser feito após cada cirurgia.
d) Em caso de contaminação com material orgânico, as superfícies contaminadas deverão ser desinfetadas e limpas da seguinte maneira:
• Retirar o material orgânico com pano de chão(trapo) ou papel toalha aplicando o hipoclorito de sódio 1% por 10 (dez minutos) na área contaminada.
• Limpar em seguida toda a superfície com água e sabão.
• Não utilizar glutaradeíldo ou fenol sintético na limpeza do ambiente.
• Em superfície metálica, utilizar o álcool etílico a 70%.
Obs.: Todo processo de limpeza e desinfecção deve ser executado pelo profissional usando E.P.I. (Equipamento de Proteção Individual).
5. Recomendações finais.
• Manter toda a unidade do centro cirúrgico sob refrigeração, com portas e janelas fechadas.
• Toda alimentação utilizada pelos profissionais no centro cirúrgico deve ser preparada fora da unidade. São permitidos em área afim: café, chá, leite, refresco, refrigerantes, biscoitos e sanduíches frios. Para alimentos não especificados acima (marmita, pratos e sanduíches quentes), o funcionário deverá utilizar sala na área externa do Centro-Cirúrgico, realizando a troca de roupa. Proibido qualquer tipo de alimento SO.
• Desprezar o lixo em sacos plásticos resistentes, encaminhá-los fechados para área de recolhimento para ser encaminhado à área de incineração.
• Manter os recipiente de lixo tampados.
• Desprezar toda roupa suja do centro cirúrgico em sacos plásticos resistentes, encaminhá-los fechados para a área de recolhimento, para ser encaminhado à lavanderia.
• O sistema de ventilação e refrigeração no centro cirúrgico deve garantir o funcionamento da sala com uma temperatura média de 21º C, troca de ar na S.O. de no mínimo 15 vezes por hora de pressão positiva no seu interior.
• As soluções utilizadas no centro cirúrgico deverão conter em seu rótulo a data de abertura. Manter as soluções utilizadas em quantidade suficiente para o uso de sete dias.
Fontes:
ZANON, V. E NEVES, JAYME, Infecções Hospitalares - Prevenção Diagnósticos e Tratamentos - 1987
SCHECHTER , M.; MARANGONI, D. V.; Doenças Infecciosas: Conduta Diagnóstica e Terapêutica - 1998
RODRIGUES, E.A.C.; Infecções Hospitalares: Prevenção e Controle -1997
Nenhum comentário:
Postar um comentário