a) Degermação das mãos e antebraços antes do procedimento cirúrgico:
• Retirar relógios, aliança, anel, pulseiras. As unhas deverão estar aparadas e limpas.
• Ensaboar as mãos com PVP-I 1% detergente , ou em caso de alergia ao iodo, clorehexidina detergente.
• Escovar todas as faces das mãos, dedos, unhas, e antebraços, utilizando escovas com cerdas macias. Em caso de inexistência destas escovas com cerdas macias, optar pela fricção das mãos em todas as superfícies acima mencionadas e antebraços.
• O tempo de escovação deve ser de 05 (cinco) minutos antes da 1ª cirurgia e entre as próximas recomenda-se apenas a cuidadosa lavagem das mãos e antebraços com antisséptico pelo tempo de 02 minutos sem a necessidade do uso da escova.
Após a escovação , retirar todo o detergente antisséptico com água corrente, no sentido dos dedos para o antebraço.
• Manter os braços fletidos e voltados para cima, secando-os a seguir, no sentido dos dedos para o antebraço, com compressas esterilizadas.
- molhar as mãos e braços até um ponto acima do cotovelo e lavar por aproximadamente um minuto, com sabão anti-séptico;
- limpar o espaço embaixo das unhas e as cutículas;
- durante a lavagem, as mãos devem ser colocadas em uma posição mais alta que os cotovelos, de maneira que a água possa drenar, ou escorrer pelos cotovelos ao invés de pelas mãos (da área mais limpa para a menos limpa);
- colocar o sabão anti-séptico nas mãos, pegar uma escova estéril e iniciar a escovação. Considere os dedos, mãos e braços como objetos de 4 lados e escove cada lado com movimentos circulares de escova. A seqüência exata da escovação não proporciona diferença, porém o uso de uma seqüência sistemática deve ocorrer até tornar-se um hábito. - Um método sistemático de escovação é escovar todos os 4 lados de um dedo; ou escovar todos os mesmos lados de todos os dedos, e depois passar para o outro lado. Após todos os dedos serem escovados, passe para o polegar e entre os dedos.
- escovar a palma e o dorso da mão com movimentos circulares de escova;
- escovar o pulso e o antebraço, cobrindo toda a superfície com movimentos circulares, indo em direção ao cotovelo. O antebraço deve ser dividido em dois e cada escovada deve iniciar onde a anterior parou;
- cotovelo deve ser escovado separadamente;
- após uma mão e braço ser escovado, lavar e escovar bem a outra mão e braço da mesma maneira;
- após ambas mãos e braços estarem escovados, lavar em água corrente, colocando as mãos acima dos cotovelos para água escorrer pelos cotovelos;
- repetir a manobra outra vez em ambos mãos e braços.
- Escovação anatômica
- As escovadelas são contadas, isto é, cinco escovadelas por superfície das mãos, dedos e braços repetidos quatro vezes, nos dão ao redor de 10 minutos. O mesmo pode ser feito com 10 escovadelas, repetindo-se duas vezes.
- Escovação cronometrada
Existe alguma inconsistência na recomendação do uso de desinfetantes após a escovação. Quando for usado o anti-séptico é para remover algum efeito residual da escovação e o álcool etílico tem sido o mais popular agente usado.
Antes das mãos serem secas, e se não for usado nenhum desinfetante após a escovação, recomenda-se esfregar um pouco de sabão anti-séptico nas mãos a fim de proporcionar um efeito antibacteriano residual.
- Método sem escovação
Nenhum comentário:
Postar um comentário