15 de março de 2012

Normas e rotinas para cirurgias - Parte 08 - Equipe cirúrgica

irúrgica

Detalhe de uma equipe cirúrgica em trabalho. Equipe em trabalho.

    7.1 - Cirurgião

É responsável pela vida do paciente e tem sob sua responsabilidade o ato cirúrgico e toda a equipe cirúrgica;

    7.2 - Assistente

É responsável pela ajuda ao cirurgião e deve ter um grande conhecimento da cirurgia a ser executada. Ele deve ser capaz de antecipar os tempos cirúrgicos e de substituir o cirurgião em seus impedimento. O assistente tem certas obrigações, como o controle da hemorragia, ajudar na exposição, e fazer as ligaduras, sem a solicitação do cirurgião;

    7.3 - Instrumentador

Manter o instrumental limpo de sangue, ordenar o instrumental na mesa cirúrgica, antecipar os movimentos do cirurgião e assistente, alcançando o material sem solicitação, separar o material contaminado, preparar as suturas e fazer a limpeza após a cirurgia.

    7.4 - Anestesista

É de sua responsabilidade promover a analgesia e manter os parâmetros fisiológicos do paciente (função cardíaca e respiratória, drogas e administração de fluidos intravenosos).

    7.5 - Volante

Presta serviços de enfermagem. Faz a preparação do local e do material que vai ser usado (calhas, cordas, etc ... ). Durante a cirurgia deve antecipar os acontecimentos e ter o material e instrumental pronto para uso (desfibrilador, etc...). Durante a cirurgia não pode se afastar do local. Após a cirurgia terminar, deve ajudar na remoção do paciente e na limpeza da mesa e sala de cirurgia.

Nenhum comentário: