24 de outubro de 2011

Adminstracao de medicamentos parenterais

A administracao de medicamentos e um dos procedimentos mais cruciais para a enfermagem. Tao importante como ter conhecimento sobre os efeitos e reacoes que o medicamento pode causar, e necessario ter competencia e habilidade para administrar tais medicacoes, passando assim para o paciente confianca e seguranca, minimizando a ansiedade e aumentando assim a eficacia da medicacao.
Para que sejam evitados erros ao administra medicacoes, deve-se conferir sempre os cinco passos certos para administracao medicamentosa:
Paciente certo;
Medicacao certa;
Dosagem certa;
Via de administracao certa;
Horario certo.

Tambem e de extrema importancia observar a data de validade, ja que medicamentos vencidos podem ser nocivos e/ou nao atingirem seu real efeito.
No preparo de medicacoes parenterais e importante observar a presenca de reacoes medicamentosas e ainda observar os locais corretos e de volume suportavel.
Por ultimo, vale a pena comentar a necessidade de manter uma tecnica asseptica no preparo, levando em conta a importancia das lavagens das maos.E tambem a importancia da anotacao de enfermagem de reacoes adversas e recusa de medicacoes, alem da checagem com identificacao das medicacoes administradas.

Interacao e incompatibilidade fisico-quimica medicamentosa
As interacoes medicamentosas tem importancia consideravel, uma vez que estas exercem influencia direta sobre o efeito farmacologico desejado. Essas interacoes em uma conduta terapeutica podem ser beneficas, quando a somatoria dos efeitos favorecem a cura ou a supressao dos sintomas indesejados; ou maleficas quando a somatoria exacerba ou anula por mecanismos competitivos entre os medicamentos, causando reacoes indesejadas ou imprevistas.
Existem tres tipos de interacoes: farmaco cineticas, farmaco dinamicas e fisico quimicas.
Interacoes farmacos cineticas e quando uma substancia interfere na absorcao, distribuicao, biotransformacao ou eliminacao da outra quando administradas conjuntamente.
Interacoes farmaco dinamicas ou farmacologicas e quando a interacao esta relacionada ao mecanismo de acao dos farmacos, que podem ser aditivos ou antagonicos e interferem diretamente no efeito farmacologico desejado.
Por ultimo, interacoes fisico-quimicas e quando duas ou mais substancias reagem de forma direta, inativando-se ou formando uma substancia toxica ao organismo. comum as substancias reagirem dentro de uma seringa ou mesmo em um frasco de solucao parenteral e essas reacoes nem sempre sao visiveis.Isto pode ser chamado tambem de incompatibilidade fisico-quimica.

Cuidados basicos antes da aplicacao de injecoes

A sala para preparo de medicacoes de ser um ambiente arejado, com boa iluminacao e com tela para protecao contra insetos nas janelas. Deve conter armarios e bancadas com gavetas, pias e coletores de material perfuro cortantes. De preferencia nao utilizar pias para preparo de medicamentos para evitar respingos e contaminacao das medicacoes em preparo.
A sala e a bancada utilizadas devem ser limpas sempre que necessario e ao termino de cada plantao.
As bolas de algodao devem ser guardadas secas e o alcool em uma almotolia. Nunca manter as bolas de algodao embebidas em alcool, pois isso favorece a contaminacao. Tambem as bolas de algodao devem ser mantidas em recipiente com tampa.
Deve-se observar na prescricao medica o nome do paciente, data da prescricao, nome do medicamento, dosagem a ser administrada e horario.
Em relacao ao medicamento, observar aspecto da substancia (se nao existe alteracao de coloracao, presenca de depositos ou turvacao) e validade das drogas.
Por fim cita-se a importancia da lavagem das maos a fim de evitar infeccoes cruzadas. Lava-las sempre que for preparar medicacao apos a administracao e entre a manipulacao de pacientes.

Administracao por via intrademica







E a administracao de medicacao na derme ou corio.
Esta via e indicada para:
Reacoes de hipersensibilidade (PPD e Shick Difteria);
Avaliar sensibilidade alergica;
Autovacina;
Imunizacao BCG (Bacilo de Calmette Guerin).

O volume maximo administrado por esta via e de 1 mL., sendo caracteristicas destas solucoes serem cristalinas e isotonicas.
O principal local de aplicacao e a face inter e ventral do antibraco.


A area deve ser pobre em pelos e de pouca vascularizacao, exceto a vacina BCG que e padronizada a aplicacao na insercao inferior do deltoide direito.

Tecnica de aplicacão:


Distender a pele da regiao, utilizando os dedos polegar e indicador da mao esquerda;
Mantendo sempre o bisel voltado para cima, com um angulo de aproximadamente 10 a 15 graus, introduzir cerca de 1/3 da agulha, sendo que esta deve ficar paralela a regiao de aplicacao e, sobretudo, superficializada;
Certificar-se de que nenhum vaso foi atingido puxando o embolo;
Ao injetar a solucao observar a formacao de uma papula;
Ao retirar a agulha, nao massagear o local. Se houver sangramento comprimir suavemente com uma bola de algodao seca.
Nesta via de administracao, nao e realizada antisepsia do local escolhido, ja que esta pode causar resultados falso positivo em testes de hipersensibilidade e / ou reducao das atividades das vacinas. Utilizar apenas bola de algodao seca para maior conforto do paciente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei a materia, Parabéns!