24 de setembro de 2011

Aprenda a fazer um curativo em 6 passos

No dia-a-dia, todos estão sujeitos a se machucar e é preciso estar preparado para qualquer incidente. Saber fazer um curativo no momento em que o acidente ocorre é imprescindível, pois ele protege a ferida e previne uma grave infecção. Apesar de depender basicamente do tamanho da ferida e do tipo de acidente, é possível ter uma noção básica de como proteger um machucado. Saiba como fazer isso com estas dicas simples:



Passos

1Lave as mãos antes de manipular a ferida e começar o curativo.

2Limpe o local do ferimento com soro fisiológico ou água corrente.

3Seque a área em volta do machucado. Cuidado para não esfregar.

4Passe pomada no local. Muita atenção neste momento, pois é necessário saber qual o medicamento específico a ser colocado a depender do tipo de ferimento. Na dúvida, consulte um médico.

5Fixe o esparadrapo no local de acordo com o tamanho da ferida. Em certos locais, o esparadrapo não deve ser utilizado, como nas articulações, por exemplo. Nestes casos, utilize ataduras ou gaze. Estas devem ser colocadas de maneira que não afrouxem ou comprimam muito o machucado.

6Troque seu curativo a cada 12 horas. Assim, ele ficará sempre limpo e permitirá que o ferimento respire melhor.

Importante
•Não esqueça que cada caso é um caso. Machucados diferentes têm formas variadas de serem tratados. Portanto, qualquer dúvida deve ser retirada com um médico.
•Lave as mãos sempre que for mexer no machucado para evitar infecções.
•A alimentação balanceada cura o ferimento mais rapidamente.

Nenhum comentário: